Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

.. // Blog da valsousa.tv // ..

Blog da Televisão Regional do Vale do Sousa www.valedosousa.tv

.. // Blog da valsousa.tv // ..

Blog da Televisão Regional do Vale do Sousa www.valedosousa.tv

valsousa.tv - Três anos de Televisão regional on-line

 
Há três anos, a 3 de Julho de 2006, iniciava-se a valsousa.tv – Vale do Sousa TV, projecto de televisão via Internet que marca definitivamente a comunicação na região do Vale do Sousa e dá a conhecer as notícias da região, via Internet, a todo o mundo.
Depois de dez meses de preparação, a valsousa.tv estava on-line, ao serviço de uma região e de uma comunidade espalhada pelo mundo e com ligações culturais ao Vale do Sousa.
A valsousa.tv tem três anos. Três anos de distinção, de notícias, de factos, de vida da região. Três anos próxima das pessoas e mostrar-lhes uma nova forma de comunicação. Três anos a levar o Vale do Sousa e a criar raízes em diferentes continentes. Três anos a diferenciar-se pela qualidade e pela liberdade nas opções jornalísticas apresentadas. Três anos a transformar uma região, o mundo, através da actualidade, da cultura, da vida de uma região.
A valsousa.tv está próxima das pessoas, das instituições, e sentimos levar o nosso desejo de cultura, de notícias, de factos, do pulsar de uma região que se transforma diariamente, muito longe, por caminhos que a valsousa.tv percorre sempre que, num clique, chega aos olhares das pessoas.
Queremos que a valsousa.tv seja de todos, seja um meio de aproximar uma região. Queremos também criar através da valsousa.tv ideias de um ambiente mais sustentável. E lançaremos brevemente campanhas de responsabilidade social e ambiental de forma concreta. Como lançaremos dentro de pouco tempo, com a criação de um novo estúdio, emissões em directo. Sempre com um objectivo: queremos que todos façam parte da valsousa.tv.
 
Tecnologia e Futuro
A plataforma tecnológica ainda utilizada e que neste aniversário será renovada de raiz, esteve em testes e optimizações nesse período procurando obter algo que ainda não existia em Portugal, tendo-se tornado dessa forma na primeira em Portugal criada exclusivamente para uma webtv ou Internet TV.
Neste terceiro aniversário contamos pôr on-line a versão Beta da nova plataforma criada com a experiência adquirida ao longo destes anos e em desenvolvimento há cerca de um ano e que havia sido prometida no segundo ano de vida.
Nesta comemoração dos três anos foi criado no passado dia 29 de Junho, em parceria com a SAPO vídeos, um canal directo visível em http://videos.sapo.pt/valsousatv ou http://directo.valedosousa.tv. Este canal na SAPO irá permitir emissão de conteúdos em directo. Depois de um período de testes, cerca de três meses, para obter um boa qualidade com uma pequena largura de banda, a valsousa.tv avançou com uma emissão em diferido de reportagens. As emissões verdadeiramente em directo serão anunciadas brevemente.
 
Um Novo Estúdio
A par destas novidades, a valsousa.tv irá dispor de novas instalações no centro da cidade de Paredes com um estúdio HD com 30m2, régie, ilha de edição e redacção, estúdio que será inaugurado neste terceiro aniversário da valsousa.tv.
O novo estúdio irá permitir a realização de programas televisivos gravados ou em directo. Como complemento a valsousa.tv terá uma carrinha de exteriores com uma mesa broadcast HD, três câmaras HD e intercomunicação, sendo este equipamento amovível, o que permitirá a realização em qualquer local de um trabalho em directo e televisivo de qualidade.
Ao longo deste ano pretende-se dar uma nova dinâmica ao projecto, alargar horizontes, evoluir tecnologicamente e na prestação de serviços.
Brevemente daremos novas notícias… afinal são as novas que nos definem.
 
Um pouco de história
Este projecto optou por amadurecer nos bastidores antes mesmo de se dar a conhecer oficialmente a 3 de Julho de 2006. A data da ideia de criar um canal de tv na Internet remonta a Outubro de 2005. Na altura não existia qualquer projecto semelhante em Portugal. O pioneirismo surgiu na Escola E. B. 2/3 de Nevogilde, Lousada, local onde foi criado o primeiro canal de TV na Internet em Portugal, na sua página de Internet, a 10 de Outubro de 2005. Consistia o canal em vídeo reportagens dos alunos, na altura chamadas NetReporteres. Diana Soraia e João Augusto foram os pioneiros da televisão na Internet em Portugal orientados pelo professor Rafael Telmo.
Nesta incubadora nasceu o projecto mais abrangente, a TV do Vale do Sousa, registado como órgão de comunicação social com o nome valsousa.tv.
Procurando ser sempre inovador, a valsousa.tv mantém a sua imagem de qualidade a nível tecnológico e jornalístico, procurando mostrar a região e as suas potencialidades e ao mesmo tempo adquirir uma estabilidade económica que permita uma evolução constante e consistente. Depois de alguns projectos que surgiram em todo o país e que não se mantiveram, a valsousa.tv procurou sempre manter o seu patamar de qualidade ultrapassando as dificuldades ao nível de sustentabilidade económica do projecto.