Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

.. // Blog da valsousa.tv // ..

Blog da Televisão Regional do Vale do Sousa www.valedosousa.tv

.. // Blog da valsousa.tv // ..

Blog da Televisão Regional do Vale do Sousa www.valedosousa.tv

Uma aposta no jornalismo pela positiva - JN CIDADES

in: JN Cidades de 17 de Janeiro de 2011- José Vinha

 

Equipa valsousa.tv - Vale do Sousa TV / Janeiro 2011

 

Nasceu no Outono de há cinco anos. Atravessou já vários Invernos, mas aguenta-se primaveril na World Wide Web. Está disposta a ser uma janela aberta ao mundo, para mostrar a dinâmica da sub-região do Vale do Sousa, um espaço geográfico - muito deprimido social e economicamente - com seis concelhos e cerca de 400 mil habitantes.

Na região, o computador e a Internet ainda têm um longo caminho a desbravar, mas isso não desencoraja o projecto da “valedosousa.tv”. Basta clicar em http://www.valedosousa.tv/ para visionar conteúdos vídeo sobre histórias do quotidiano da região realizados pela “televisão regional do Vale do Sousa”.

Com instalações no centro da cidade de Paredes, onde tem um estúdio HD com 30m2, régie, ilha de edição e redacção, a estação realiza programas gravados ou em directo. Como complemento, tem uma carrinha de exteriores com mesa "broadcast" HD, três câmaras HD e intercomunicação, sendo o equipamento amovível, o que permite a realização em qualquer local de directos com qualidade.

Para manter a sustentabilidade, gerir um orçamento de cerca de cinco mil euros mensais e garantir o emprego a uma equipa permanente de dois jornalistas e dois operadores de câmaras, além de outros colaboradores pontuais, a estação estabeleceu parcerias com algumas autarquias da região e desenvolve actividades económicas complementares, desde o aluguer dos estúdios a serviços de publi-reportagens para empresas. Além disso estabeleceu parcerias com o portal da Sapo e com jornais regionais.

“Do ponto de vista jornalístico, apostamos no jornalismo pela positiva. O nosso objectivo é claro: apostar em programas de televisão sobre a região onde estamos inseridos”, explica Rafael Telmo, proprietário e editor.

“Para manter uma televisão com esta característica é necessário desenvolver parcerias de negócio com empresas e instituições. O mercado publicitário regional ainda não é suficientemente atractivo para dependermos exclusivamente de anunciantes”, afirma o proprietário.

“Aqui promovemos a região sem a velocidade das notícias em cima da hora. Procurámos qualidade informativa. Daí a nossa aposta em reportagens cuidadas, do ponto de vista estético e de conteúdo, e em programas de autor originais e atractivos. Prestamos um verdadeiro serviço público”, conclui Rafael Telmo.

Bastará ler o estatuto editorial da web tv para se perceber que a valedosousa.tv “situa-se no terreno dos que sentem que outro mundo é possível”. E logo nos primeiros parágrafos é explicado que “os conteúdos disponibilizados pela “valedosousa.tv” pretendem contribuir para o fácil acesso à informação sobre a região, para o desenvolvimento cultural, para o sentir da identidade regional, para a divulgação das potencialidades económicas e estruturais do Vale do Sousa. Será um meio de comunicação disponível em qualquer parte do mundo, nomeadamente para os emigrantes portugueses desta região. Basta um simples acesso à Internet.”  Think global act locally, isto é, pensar global, para agir localmente.

 

 

.Equipa

Magda Adriana Neto e Carlos Alexandre Teixeira (jornalistas), Gilberto Barbosa, Gustavo Fernandes e Tiago Moreira (operadores de câmara) integram o quadro profissional da valedosousa.tv, contado com outros colaboradores mais dois jornalistas e três operadores de imagem e realização.

As duas equipas são responsáveis pela produção de conteúdos que a web tv exibe com regularidade.

 

. Programas televisivos

 

Desporto: "Pátria em Chuteiras" , de Arménio Santos, “um espaço de opinião semanal, duro e sem rodeios”on-line às sextas-feiras

 

Revelação de histórias que poucos conhecem. - “Revelações”, de Carlos Alexandre Teixeira – mensal à última quarta feira 4ª feira de cada mês

 

Análise de alguns dos temas que marcaram a semana, no país e na região: "Sem emenda", de Tito Couto, on-line às segundas-feiras

 

Saúde/Nutrição: “Saúde na Ementa”, de Elvira Lopes e Marta Coutinho, a iniciar este ano

 

Música: “Teste de Som”, de Vítor Pereira, a iniciar este ano

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.